Índice de Atividade Econômica, considerado prévia do PIB, sobe 0,34% em fevereiro

 Foto: Marcello Casal/JrAgência Brasil

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), indicador que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, avançou 0,34% em fevereiro frente ao primeiro mês do ano, externou o Banco Central (BC) nesta segunda-feira (2).

O número foi inferior a expectativa do consenso Refinitiv — que era de elevação de 0,5% — pelo segundo mês consecutivo. Contudo, ao menos a economia brasileira voltou ao saldo positivo, já que em janeiro o IBC-Br caiu 0,73%.

O resultado de janeiro foi revisado pelo BC, de uma retração de 0,99% para uma regressão mais leve, de 0,73%.

De acordo com os dados do BC, considerando a comparação anual, o IBC-Br cresceu 0,66% em fevereiro. Já no acumulado em 12 meses a elevação saltou de 4,73% para 4,82%.

A atividade econômica brasileira vem lidando com um cenário de inflação insistentemente elevada, intensificado pelo conflito entre Ucrânia e Rússia — que aumenta os preços de commodities e petróleo e atinge ainda a expansão global.

Na tentativa de frear a elevação dos preços, o BC vem anunciando consecutivas altas na taxa básica de juros, Selic, que já está em 11,75% ao ano. A movimentação tende a dificultar a atividade e o consumo.

A autoridade monetária irá realizar uma nova reunião na quarta-feira (4), e os analistas já esperam um novo avanço de 1 ponto percentual na Selic, com o mercado em alerta nas sinalizações que o BC divulgará sobre a política monetária diante da inflação.

No segundo mês do ano, a indústria brasileira registrou aumento, a uma taxa de 0,7%, porém ainda seguia inferior ao patamar pré-pandemia, enquanto o volume de serviços recuou 0,2%.

O destaque no mês foi o setor varejista, cujas vendas subiram 1,1% frente a janeiro, segundo mês consecutivo de altas e bem superior ao imaginado.

O BC voltou a divulgar o IBC-Br com adiamento de quase um mês por conta da greve de servidores da autoridade monetária, que pressionam o governo por reajuste salarial.

Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.