Indicador antecedente de emprego da FGV cresce em agosto ao maior nível em nove meses

Foto: Freepik

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE) voltou a crescer no mês de agosto, após leve retração no último mês, e registrou o maior nível em nove meses, apontam dados divulgados nesta terça-feira (6).

O IAEmp, avançou 1,2 ponto em agosto, para 82,3 pontos, maior patamar desde novembro, quando atingiu 83,0 pontos. Em médias móveis trimestrais, o IAEmp subiu 0,5 ponto, para 81,8 pontos.

“Ainda é preciso cautela pelo patamar baixo que o indicador se encontra, mas a sinalização para os próximos meses é positiva”, relata em nota o economista da instituição Rodolpho Tobler, destacando que o ritmo de recuperação até o final do ano dependerá do desempenho da economia.

Os que mais se destacaram em agosto foram os indicadores de Tendência dos Negócios e de Situação Atual dos Negócios da Indústria, que colaboraram positivamente com 0,9 e 0,3 ponto. No outro sentido, a principal pressão veio do indicador de Emprego Previsto da Indústria, que oscilou -0,3 ponto.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sinalizaram na semana passada que o Brasil apresentou recorde no número de pessoas ocupadas, com a taxa de desemprego recuando no trimestre finalizado em julho para o menor nível desde o final de 2015, para 9,1%.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]