IGP-M cresce 1,94% na 2ª prévia de fevereiro

Foto: @leonidassantana/Freepik

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) aumentou 1,94% na segunda prévia de fevereiro. Um mês antes, a medição era de 1,95%, observado na mesma prévia de janeiro. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador encerrou o mês passado com elevação de 1,82%. Com esses dados, o índice acumula em 12 meses uma desaceleração de 17,06% para 16,25%.

No detalhamento da divulgação, temos que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) acelerou marginalmente, de 2,51% na segunda prévia de janeiro para 2,52% na mesma leitura do mês atual, ante uma taxa de 2,30% no mês anterior finalizado. O peso do IPA equivale a 60% sobre o indicador geral.

Já em relação ao Índice de Preços ao Consumidor (IPC), foi verificada uma alta de 0,30% na segunda prévia de fevereiro, ante 0,32% no igual período do primeiro mês do ano.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) arrefeceu para 0,44% na segunda parcial do segundo mês do ano. Na medição do último mês, o índice foi de 0,57%.

O economista-chefe do Denarius, Samuel Durso, lembra que desde o início da pandemia, com a escassez de alguns produtos e significativa desvalorização da moeda brasileira, o IGP-M apresentou uma expansão vertiginosa. “Para 2022, contudo, as expectativas ainda são positivas. O mercado tem esperado que o indicador finalize o ano abaixo dos 8%, o que ainda seria um patamar elevado, considerando os últimos períodos, mas indicaria um retorno à estabilidade”, pondera o especialista.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.