IGP-M avança a 0,39% na primeira prévia de junho

Foto: Freepik

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) avançou a 0,39% na primeira prévia de junho, após apresentar avanço de 0,23% na mesma leitura de maio, externou nesta sexta-feira (10), a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Dois dos três índices componentes do indicador cresceram no período. A maior elevação foi observada no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M), que acelerou de 0,67% no primeiro decêndio do último mês para 3,05% na mesma leitura de junho. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) também cresceu, de 0,30% para 0,56%.

Do outro lado, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) esfriou de 0,17% na primeira prévia de maio para 0,05% nesta leitura, apontou a FGV.

O IGP-M é aplicado amplamente na fórmula paramétrica de reajuste de tarifas públicas (energia e telefonia), em contratos de aluguéis e em contratos de prestação de serviços.

O IGP tem três versões com coleta de preços englobada: o IGP-10 (com base nos preços apurados dos dias 11 do mês anterior ao dia 10 do mês da coleta), IGP-DI (de 1 a 30) e o mais popular deles, o Índice Geral de Preços – Mercado, ou simplesmente IGP-M, que analisa informações sobre a oscilação de preços do dia 21 do mês passado ao dia 20 do mês de coleta.

Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.