IGP-10 registra segundo mês de deflação em setembro com retração de combustíveis

Foto: Freepik

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) apresentou o segundo mês consecutivo de deflação em setembro, ainda sentindo o impacto da retração dos preços dos combustíveis, que têm influenciado a queda das cotações internacionais e também o efeito de desonerações promovidas pelo governo em ano eleitoral, divulgou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira (16).

O IGP-10 recuou 0,90% este mês, superior a deflação de 0,44% estimada por analistas em pesquisa da Reuters e também maior do que a retração de 0,69% do mês passado.

Com os números apresentados, o índice passou a acumular aceleração de 8,24% em 12 meses, um encolhimento em relação aos 8,82% observados em agosto, que foi a primeira leitura de um dígito desde julho do ano retrasado (+8,57%).

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que calcula a oscilação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, teve contração de 1,18% em setembro, depois de retrair 0,65% em agosto.

Em relação ao Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), que responde por 30% do índice geral, recuou 0,14%, após queda de 1,56% em agosto.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, teve oscilação negativa de 0,02% em setembro, após elevação de 0,74% no mês anterior.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]