IGP-10 contrai 0,59% em novembro

Foto: Freepik

A deflação do Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) foi menor no mês de novembro e o índice passou a encolher 0,59%, ante queda de 1,04% no mês passado, apontam os dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (17).

A projeção em pesquisa da Reuters era de contração de 0,55%. Com o resultado apresentado o IGP-10 passou a acumular aceleração em 12 meses de 5,55%.

“Nesta apuração, os três índices componentes do IGP registraram avanço da inflação. O índice ao produtor apresentou queda menos intensa, dada a atual estabilidade dos preços dos combustíveis. No âmbito do consumidor, a inflação acelerou refletindo a alta dos preços dos alimentos”, disse André Braz, coordenador dos índices de preços da FGV.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que calcula a oscilação dos preços no atacado e corresponde a 60% do índice geral, teve retração de 0,98% em novembro, depois de recuar 1,44% no mês anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), é responsável por 30% do índice geral, avançou a elevação a 0,67% no mês, de 0,17% em outubro, com o grupo Transportes deixando para trás a contração de 2,17% para crescer 0,47% em novembro.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, acelerou 0,19% em novembro, superior a taxa de 0,01% no mês anterior.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]