Expansão da economia mundial registrará arrefecimento em 2023

Foto: Freepik

A expansão da economia mundial arrefecerá de 3,1% em 2022 para 2,2% em 2023, com um ligeiro avanço a 2,7% em 2024 – comunicou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE), nesta terça-feira (22), em suas previsões atualizadas. No último ano, a alta do Produto Interno Bruto (PIB) mundial foi de 5,9%.

Com o cenário de guerra na Ucrânia, “o crescimento está a meio mastro, a inflação elevada persiste, a confiança se deteriorou, e a incerteza é alta”, aponta a organização com sede em Paris.

Para seu economista-chefe interino, Álvaro Santos Pereira, “a economia mundial vive sua mais grave crise energética desde os anos 1970”, que levou a inflação “a níveis sem precedentes em várias décadas e está deprimindo o crescimento em todo mundo”.

A elevação de preços deve registrar uma média de 8% neste ano nos países do G20, grupo que engloba as principais economias do planeta, antes de recuar para 5,5% em 2023 e 2024, estima a OCDE.

No setor positivo, algumas pressões inflacionárias desaceleraram no último ano, após o restabelecimento das cadeias de abastecimento, interrompidas no período da pandemia da Covid-19, enquanto os custos dos fretes marítimos caíram.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]