Euro se equipara ao dólar pela primeira vez em 20 anos

Foto: Freepik

Nesta terça-feira (12), pela primeira vez o euro atingiu a paridade com o dólar, desde 2002, ano em que começou a circular a moeda europeia, de acordo com os dados da Bloomberg.

O arrefecimento da moeda europeia em comparação com a norte-americana vem sendo agravada devido aos receios de que uma crise de energia levará a Europa a uma recessão. Enquanto isso, a moeda dos EUA continua avançando pelas expectativas de que o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) subirá as taxas de juros mais rapidamente que o estimado.

O grande receio por parte dos os operadores do mercado de umagrande crise energética na União Europeia se deve à interrupção do fluxo de gás russo que chega pelo gasoduto Nord Stream 1, atualmente em manutenção. O temor aumenta os receios de uma recessão na Europa.

Os investidores priorizam a moeda norte-americana, que já foi negociada a um dólar por euro nesta terça, na maior cotação diante da divisa europeia dos últimos 20 anos.

Analistas relatam que a economia arrefecida piora a incerteza sobre o plano do Banco Central Europeu (BCE) de acrescer as taxas de juros.

“Não parece haver muito apoio ao euro neste momento. Não se refere apenas aos preços do gás, mas ao que parece ser uma divisão dentro do BCE sobre até que ponto eles devem aumentar as taxas”, disse à Reuters Sarah Hewin, economista sênior do Standard Chartered.

Já moeda americana está sendo valorizada com as projeções de que o Federal Reserve seguirá a elevar agressivamente as taxas à medida que enfrenta a inflação crescente. A próxima reunião irá ocorrer nos dias 26 e 27 de julho.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.