Embrapa projeta expansão de 11% na área cultivada de trigo no Brasil em 2022

Foto: Freepik

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estima uma expansão na plantação de trigo no país em 300 mil hectares em 2022 uma elevação de 11% na área cultivada.

Este dado, segundo o órgão, pode criar 900 mil toneladas de trigo, o que colaboraria para um impacto positivo na balança comercial brasileira de R$ 1,35 bilhão, valor que o país não gastaria com importações do produto.

O aumento na safra vem em meio ao conflito no leste europeu, entre os dois dos maiores produtores mundiais de trigo. A guerra influencia a oferta e, consequentemente, o valor da commodity. No ano passado, o Brasil importou 6,7 milhões de toneladas do produto, sendo 87% da Argentina.

A apuração feita pela Embrapa informa que, em 2015, o Brasil colheu 5 milhões de toneladas do cereal. No ano retrasado, a produção chegou a 6,2 milhões toneladas e, no último ano, este número avançou para 7,6 milhões de toneladas. A estimativa para este ano, segundo o órgão, é de 8,1 milhões toneladas.

Em 10 anos, caso a produção de trigo suba 10% ao ano, o país pode ultrapassar a 20 milhões de toneladas em 2031.

Segundo a Embrapa, os valores internacionais do trigo dobraram desde o começo da pandemia, em 2020, o que fez com que diversos órgãos públicos e privados buscassem expandir a produção da commodity.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.