Desemprego recua em 22 estados no segundo trimestre

Foto: Freepik

A taxa de desemprego apresentou retração em 22 unidades da federação no segundo trimestre deste ano, em comparação ao trimestre passado, informou nesta sexta-feira (12) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Pernambuco registrou a maior redução na taxa: menos 3,5 pontos percentuais. Alagoas, Pará, Piauí e Acre também valem o destaque, com retrações de cerca de 3 pontos percentuais nos quatro estados, sinalizou o IBGE.

Em relação as grandes regiões, ocorreu diminuição da taxa do 1º para o 2º tri, com o Nordeste registrando a maior taxa de desocupação: 12,7%. A região também contém os três estados com maior índice de desemprego: Bahia (15,5%), Pernambuco (13,6%) e Sergipe (12,7%).

Já as taxas mais baixas foram em Santa Catarina (3,9%), no Mato Grosso (4,4%) e no Mato Grosso do Sul (5,2%). Apresentaram estabilidade na comparação trimestral o Distrito Federal, o Amapá, o Ceará, o Mato Grosso e Rondônia.

No Brasil, a taxa de desemprego contraiu para 9,3% no segundo trimestre, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE no último dia 29. É o menor nível para o período desde 2015. Nesse período, o indicador estava em 8,4%, e a economia passava por uma recessão.

O número de desempregados no país, por sua vez, encolheu para 10,1 milhões de abril a junho de 2022, em um contexto de menores restrições a atividades econômicas.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]