Foto: Freepik
A taxa de desocupação no trimestre de agosto a outubro foi de 8,3%, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) externados nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor corresponde a 9 milhões de pessoas.
O número é a taxa mais baixa de desemprego para o período desde 2014. Já o total de desempregados caiu para o menor patamar desde o trimestre finalizado em julho de 2015.
Sobre o trimestre passado, de maio a julho, houve retração de 0,8 ponto percentual. Nessa mesma comparação, o rendimento médio mensal cresceu 2,9%, e chegou a R$ 2.754.
O resultado de trabalhadores sem carteira assinada quebrou o recorde histórico. São 13,4 milhões de brasileiros, um avanço de 2,3% (297 mil pessoas) em relação ao último trimestre, e de 11,8% (1,4 milhão de pessoas) no ano.
O total de pessoas ocupadas no Brasil atingiu 99,7 milhões, uma alta de 1% no trimestre, ultrapassando novo recorde na série histórica, iniciada em 2012.
(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)
Contato: [email protected]