Consumo de energia cresce 2,6% em julho; geração hidrelétrica avança

Foto: Freepik

O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 2,6% em julho contra igual período do ano passado, registrando 63.083 megawatts médios, influenciados pela demanda no mercado livre de energia, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Segundo a apuração da instituição, o consumo no mercado livre avançou 7,1% contra julho do último ano, a 23.458 MW médios. Em relação aos setores que contratam o insumo livremente, as maiores elevações foram vistas nas indústrias de madeira, papel e celulose (18,9%), bebidas (13,9%) e serviços (7,6%), enquanto as maiores quedas vieram de têxteis (-4,1%) e minerais não-metálicos (-1,5%).

Em relação ao mercado regulado, atendido pelas distribuidoras, o consumo registrou uma ligeira aceleração de 0,3%, a 39.625 MW médios, refletindo o aumento da temperatura em grande parte do país, com exceção da região Nordeste.

A CCEE relata que o desempenho do consumo nos diferentes mercados tem sido afetado por dois fatores estruturais do setor: a migração de cargas para o mercado livre e o avanço da geração distribuída de energia.

Desconsiderando a migração de consumidores, o mercado regulado teria expandido 4,2% em julho, enquanto o livre apresentaria elevação de 2,1%.

Agora sobre a geração distribuída — painéis solares instalados em residências e empresas —, a CCEE apontou que, se não tivesse esse tipo de tecnologia, o mercado regulado teria registrado maior aumento do consumo em julho, de 2,5%.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]