Confiança do empresário industrial cresce e registra maior patamar em 1 ano

Foto: Freepik

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) apresentou uma aceleração de dois pontos em agosto de 2022, registrando 59,8 pontos, segundo os dados foram externados nesta quarta-feira (10) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O resultado corresponde ao maior patamar do ICEI desde agosto do último ano, quando o índice atingiu a 63,2 pontos. Em julho, o registro foi de 57,8 pontos.

Para a entidade, a elevação no indicador reflete a melhora da percepção e das projeções do empresariado em relação à economia brasileira.

“Os fatores que mais influenciaram esta alta da confiança do empresário industrial em agosto foram a recuperação econômica consistente dos últimos meses e a desoneração de itens que afetam a produção, como é o caso dos combustíveis e da energia”, disse Larissa Nocko, economista da CNI.

O Índice de Condições Atuais saltou 3,1 pontos e ficou em 54,2 pontos. A confederação relata que, ao se afastar para mais acima da linha divisória de 50 pontos, o indicador reflete que o empresário percebe melhora mais alta e disseminada das condições atuais frente aos últimos seis meses.

Outro componente do ICEI, o Índice de Expectativas também cresceu, apresentando um avanço de 1,5 ponto, para 62,6 pontos.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]