Confiança do empresário industrial cresce após 4 meses de retração

Foto: Freepik

O mês de fevereiro apresentou uma aceleração na confiança da indústria. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cresceu 2,0 pontos, de 48,6 para 50,6 pontos, cancelando uma sequência de quatro meses de retração da confiança do setor. Na pesquisa, publicada nesta sexta-feira (10), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador oscila de zero a 100 pontos, sendo que resultados superiores a 50 pontos denotam confiança e abaixo, desconfiança.

A CNI aponta, no entanto, que, mesmo se recuperando, a alta de dois pontos não foi suficiente para reverter a contração de 14,2 pontos no índice acumulada entre setembro de 2022 e janeiro deste ano.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, sinaliza que, mesmo assim, o resultado de fevereiro é importante, “pois interrompeu a sequência de quedas significativas e, mais do que isso, mostra que o empresário voltou a mostrar confiança”. “Caso essas expectativas mais positivas se confirmem, a confiança tende a se fortalecer. E a melhora no ânimo sugere uma disposição maior para investir e contratar”, acrescentou.

Redação: Victor Boscato