Confiança do consumidor cresce em agosto com melhora das projeções

Foto: Freepik

No mês de agosto, a confiança dos consumidores brasileiros registrou mais um avanço, por conta da melhora nas projeções para os meses seguintes, externou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (25). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apresentou sua terceira elevação seguida neste mês, de 4,1 pontos, chegando a 83,6 pontos.

Esse resultado se deve muito a aceleração de 6,0 pontos do Índice de Expectativas (IE), para 92,6 pontos, maior nível desde fevereiro do ano retrasado. Na mesma linha, o Índice de Situação Atual (ISA) também cresceu, em 1,4 ponto, para 71,7 pontos, maior resultado desde o penúltimo mês de 2020.

“Existe uma visão mais favorável sobre o ambiente econômico no curto prazo, que pode estar sendo influenciada pela melhora do mercado de trabalho e desaceleração da inflação”, relatou em nota Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens. “Isso contribui para o aumento do ímpeto de compras, que ocorre de forma mais intensa para as classes de renda mais alta.”

Mesmo o ICC tendo melhorado em agosto, “o cenário político ainda pode gerar turbulências nesse ambiente nos próximos meses”, alertou a especialista. A corrida eleitoral ao Planalto começou oficialmente neste mês.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]