Confiança do Comércio cresce 3 pontos em fevereiro contra janeiro, a 85,8 pontos

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) acelerou 3,0 pontos na de janeiro para fevereiro, para 85,8 pontos, a primeira elevação desde setembro do ano passado, publicou nesta terça-feira (28), a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador recuou 0,5 ponto, a quarta diminuição seguida.

No mês de fevereiro, foi observado melhora na confiança em cinco dos seis principais segmentos do comércio. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) saltou 6,7 pontos, para 86,6 pontos, após quatro meses de retrações consecutivas. O Índice de Expectativas (IE-COM) caiu 0,8 ponto, para 85,7 pontos.

“Os próximos resultados serão importantes para mostrar se a alta deste mês sinaliza o início de uma recuperação ou apenas uma manutenção da confiança em patamar baixo. O segundo cenário parece mais provável considerando a expectativa de desaceleração econômica no início de 2023”, disse Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Redação: Victor Boscato