Confiança do Comércio cresce 2,4 pontos em setembro contra agosto

Foto: Freepik

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) avançou 2,4 pontos na de agosto para setembro, a 101,8 pontos, patamar mais elevado desde janeiro de 2019, externou nesta quinta-feira (29) a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador cresceu 1,3 ponto.

“A confiança do comércio subiu pelo segundo mês consecutivo. A diferença entre agosto e setembro está na composição do resultado. Enquanto no mês anterior, a alta foi totalmente influenciada pelas expectativas, nesse mês houve recuperação nos indicadores que medem a percepção sobre o momento presente. Essa melhora parece estar relacionada com a recuperação da confiança do consumidor nos últimos meses, do mercado de trabalho, desaceleração da inflação, além de algumas medidas de estímulos do governo. A continuidade dessa trajetória positiva ainda é incerta no médio-longo prazo porque depende também da continuidade de melhora do ambiente macroeconômico”, disse Rodolpho Tobler, coordenador da sondagem no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV).

No mês de setembro, ocorreu melhora na confiança em cinco dos seis principais segmentos do comércio. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) acelerou 1,5 ponto, para 105,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) cresceu 3,4 pontos, para 97,9 pontos.

O Índice de Confiança do Comércio expandiu 6,4 pontos no terceiro trimestre, após elevação de 6,1 pontos no segundo trimestre. O Índice de Situação Atual teve alta de 4,3 pontos no terceiro trimestre, após o crescimento de 18,8 pontos no segundo trimestre, enquanto o Índice de Expectativas acelerou 8,1 pontos no terceiro trimestre, depois de uma retração de 6,7 pontos no segundo trimestre.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]