Confiança do comerciante encolhe 3,6% em janeiro contra dezembro de 2022

Foto: Freepik

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), retraiu 3,6% em janeiro contra dezembro do ano passado, para 119,0 pontos, divulgou a entidade nesta sexta-feira (27). Foi o segundo mês consecutivo de contração. Sobre janeiro de 2022, a confiança recuou 1,7%.

De acordo com a CNC, a contração de 6,4% no subíndice que mede as projeções de curto prazo foi o que mais se destacou na queda agregado do Icec de janeiro. “A desaceleração da atividade econômica como um todo e, especificamente, do varejo no fim do ano passado levou as perspectivas dos comerciantes sobre a economia aos 125,7 pontos e sobre o setor do comércio aos 139 pontos. Esses são os menores níveis desde abril de 2021”, relata a nota divulgada pela CNC.

Ainda segundo os dados do Icec, passou de 12,1%, em novembro de 2022, para 31,4%, em janeiro, a parcela de varejistas acham que em uma deterioração na economia, nos meses seguintes. “Em relação à performance do varejo, subiu de 9,3% em novembro para 23,7% em janeiro o porcentual de comerciantes que têm perspectiva de piora nas vendas”, diz a nota da CNC.

Redação: Victor Boscato