Confiança de serviços recua 5,4 pontos em novembro contra outubro

Foto: Freepik

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 5,4 pontos de outubro para novembro, na série com ajuste sazonal, para 93,7 pontos, divulgou nesta terça-feira (29), a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Foi o segundo mês consecutivo de retração, apresentando queda de 8,0 pontos no acumulado do período. Com isso, o ICS registrou o patamar mais fraco desde março. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 2,3 pontos.

“A desaceleração da atividade econômica no final do ano era esperada, mas não era clara no setor nos últimos meses principalmente pela resiliência dos serviços prestados às famílias que agora pioraram fortemente. Além disso, apesar do término do período eleitoral, fatores políticos passaram a ser muito citados como limitadores a melhora dos negócios nos próximos meses, o que eleva a incerteza do cenário no curto prazo e um ambiente macroeconômico delicado em 2023”, traz a nota divulgada pela FGV.

A contração na confiança de novembro foi influenciada tanto pela deterioração na percepção sobre o desempenho presente dos negócios como também pelas projeções para os meses seguintes. O Índice de Expectativas (IE-S) cedeu 7,5 pontos, para 90,7 pontos, nível mais baixo desde abril do ano passado, quando ficou em 88,7 pontos.

“Contribuiu para esse resultado a queda de dois componentes do índice: o indicador que mede a demanda prevista nos próximos três meses que caiu 6,3 pontos, para 91,5 pontos, e o indicador de tendências dos negócios nos próximos seis meses que despencou 8,6 pontos, para 90,0 pontos, o menor desde abril de 2021 (89,6 pontos)”, diz a nota da FGV. Já o Índice de Situação Atual (ISA-S) retraiu 3,1 pontos, para 96,9 pontos, no patamar mais arrefecido desde abril passado, quando ficou em 96,0 pontos.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]