Confiança de serviços arrefece em junho, mas mantem tendência positiva com quarta elevação consecutiva

Foto: Freepik

No mês de junho, a confiança do setor de serviços do Brasil apresentou a quarta elevação mensal e foi ao melhor patamar desde o final ano passado, embora o ritmo de melhora tenha arrefecido na comparação com os últimos meses, apontam os dados divulgados nesta quarta-feira (29) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

No mês de junho, o ICS (Índice de Confiança de Serviços) avançou 0,4 ponto e foi a 98,7 pontos, máxima desde outubro do último ano (99,1 pontos).

“A confiança dos empresários do setor serviços encerra o segundo trimestre em alta, mas em ritmo inferior ao observado nos últimos meses e concentrado em alguns segmentos”, relatou o economista da FGV Ibre Rodolpho Tobler em nota.

“O resultado positivo de junho foi influenciado pela melhora das expectativas com os próximos meses, enquanto a percepção sobre o momento presente se mantém igual ao mês anterior”, completou.

A FGV apontou que o ISA-S (Índice de Situação Atual), indicador da percepção sobre o momento presente do setor de serviços, ficou equilibrado e seguiu o mesmo patamar do mês passado, em 98,1 pontos.

Já o IE-S (Índice de Expectativas), que corresponde as perspectivas para os próximos meses, avançou 0,8 ponto, para 99,3 pontos, maior patamar desde novembro do ano passado (100,9 pontos).

“Nos dois horizontes há uma aproximação com o nível neutro de cem pontos, mas ainda é preciso cautela. O ambiente macroeconômico desfavorável e a incerteza em relação aos próximos meses podem segurar o ritmo de recuperação da confiança do setor”, acrescentou Tobler.

De acordo com os dados do IBGE, o ritmo de serviços no Brasil apresentou aumento pelo segundo mês consecutivo em abril, de 0,2%, beneficiando-se da reabertura econômica. Mas começou o segundo trimestre em ritmo inferior ao estimado.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.