Confiança da indústria cresce em agosto com melhor percepção sobre situação atual

Foto: Freepik

A confiança da indústria no Brasil registrou elevação no mês de agosto, influenciada pela melhora na percepção de empresários sobre o momento atual do setor, externou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (29), relatando possível efeito da diminuição dos preços de combustíveis e energia.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da FGV cresceu 0,8 ponto em agosto, a 100,3 pontos, após ter encolhido fortemente no mês passado. O Índice Situação Atual (ISA) da sondagem acelerou 1,4 ponto neste mês, para 102,8 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) ganhou 0,3 ponto, para 97,9.

“A melhora do ambiente de negócios no mês foi possivelmente influenciada pela descompressão de custos com a queda de preços de combustíveis e energia”, falou em nota Stéfano Pacini, economista da FGV, complementando que a leitura do ICI mostra que o setor industrial mantém um bom nível de atividade no terceiro trimestre.

“Os níveis de demanda ainda estão positivos e os estoques se mantêm equilibrados, apesar do cenário ainda problemático quanto ao suprimento de alguns tipos de insumos. Esse quadro favorável se reflete nas previsões ainda favoráveis para a evolução do emprego.”

Um indicador de expectativas de emprego para os três próximos meses registrou avanço pelo quinto mês consecutivo, de 0,7 ponto, a 104,6 pontos, relatou a FGV. Esse resultado foi o melhor desde outubro do ano passado (108,1).

Mesmo com o resultado positivo em agosto, Pacini sinalizou que ainda há alguma cautela dos empresários em relação ao futuro, diante de um segundo semestre com eleições presidenciais e com projeção de manutenção de juros elevados no Brasil.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]