CNI: Construção civil demonstra melhor patamar de emprego em 10 anos

Foto: Freepik

No mês de abril, a indústria da construção civil apresentou resultados positivos de qualidade e emprego, segundo informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dados a seguir fazem parte do boletim da Sondagem Indústria da Construção, divulgado nesta quarta-feira (18).

O nível de qualidade registrou 50,1 pontos em abril. O valor é 1,2 pontos inferior ao observado em março, mas ainda é o valor mais alto para abril (acima de 50) desde 2012.

Em relação ao nível de empregos, está em 50,7 pontos, com avanço de 0,7 pontos levando em consideração o mês passado. Um índice desta importância também não era visto desde abril desde 2012.

Por sua vez, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) registrou 67%, com retração de um ponto percentual frente ao mês de março. É o registro mais elevado para abril desde 2014, oito anos atrás.

Os empresários da indústria da construção demonstraram estar mais otimistas, já que o Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da construção civil registrou 56,2 pontos, melhor resultado em 10 anos.

“O Índice de Expectativa subiu 1,0 ponto, para 60 pontos, permanecendo acima da linha de 50 pontos e da média histórica. Ou seja, mostra expectativas positivas e relativamente elevadas”, explica o relatório. Para os meses seguintes a projeção também é positiva.

Neste levantamento foram entrevistadas 419 empresas, sendo 156 pequeno porte, 175 médio porte e 88 de grande porte, entre e 2 e 10 de maio de 2022.

A apuração feita pela CNI se baseia em oscilações de 0 a 100. Valores superiores a 50 apontam alta do emprego, da produção, estoque maior do planejado ou utilização da capacidade instalada acima do usual. Valores inferiores a 50 representam que o nível de atividade está mais fraco do que o usual. Já quando o número fica próximo da linha divisória dos 50 pontos, que divide o indicador entre o crescimento e a retração do nível de atividade, significa estabilidade.

Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.