Brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos em 2022

Foto: Freepik

A população brasileira já pagou R$ 1 trilhão em impostos desde o começo deste ano. O número foi registrado à 1h37 desta terça-feira (3), de acordo com cálculo do Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em 2021, marca só foi atingida em 19 de maio.

O valor é equivalente ao total pago para a União, estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições.

Em nota, a ACSP informou que a arrecadação mais elevada vista neste ano tem como base a alta da inflação – que, em março, registrou uma alta acumulada de 11,3% em 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Quanto maior o preço, maior o imposto embutido. Alguns itens estão extremamente tributados, como o caso dos combustíveis e da energia elétrica”, destaca Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Dia das mães: neste mês, aqueles que saírem para comprar presentes ou lembranças deverão desembolsar ao menos 36% em impostos no preço final do produto. Se o produto for um perfume importado, por exemplo, a tributação chega a 78,99%. O perfume nacional tem a taxa ligeiramente mais baixa, de 69,13%. O cálculo é feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

O impostômetro foi inaugurado em 2005 e tem a intenção de projetar o valor total de impostos pagos pelos brasileiros. Os dados também podem ser acompanhados pela internet, na página do Impostômetro (www.impostometro.com.br). Na ferramenta, gerada em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é possível verificar quanto o país, os estados e os municípios estão acumulando com tributos. O portal também divulga levantamentos das possibilidades para os governos destinarem o dinheiro arrecadado.

Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.