Brasil deverá ter safra recorde de milho e exportações em alta              

Foto: Freepik

A produção brasileira de milho expandirá 30,1% em 2022 e registrará um total de 113,3 milhões de toneladas, influenciado por uma segunda safra também histórica, com 86,1 milhões de toneladas de milho produzidas (+41,8%), aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu último relatório da temporada. 

O Brasil tende a exportar cerca de 40 milhões de toneladas de milho, frente às 20,8 milhões de toneladas do último ano. 

“O mercado mundial está concentrado na safra dos Estados Unidos e na forte queda na Europa, mas o milho brasileiro o deixa mais confortado quanto à disponibilidade do cereal. Sem essa safra, a tendência altista do preço seria muito maior”, comentou à AFP Paulo Molinari, analista da Safras e Mercado.

Afetada por uma forte estiagem, a China, grande produtora e consumidora de milho, avançou nas negociações com o Brasil em maio e concordou em assinar um contrato para abrir seu mercado ao cereal brasileiro, cedendo por um tempo a certas exigências fitossanitárias vinculadas aos sistemas de manejo da cultura.

Em relação a Europa, “está comprando um pouco mais de milho brasileiro do que o normal, principalmente Espanha, Portugal e Holanda”, diz Molinari.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]