BC deve aumentar Selic a 13,75% nesta semana

Foto: Freepik

Hoje pela manhã ocorreu a primeira sessão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, com a análise de conjuntura. Essa reunião se estende pela tarde de hoje e também pela manhã de quarta-feira, 3. A estimativa é de que o BC eleve a Selic a 13,75%.

Na tarde da próxima quarta-feira, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e os oito diretores da instituição têm mais uma rodada de discussões antes de apontarem o novo patamar da Selic (a taxa básica de juros), atualmente em 13,25% ao ano.

A projeção majoritária do mercado financeiro é de elevação de 0,50 ponto porcentual dos juros básicos, para 13,75% ao ano, de acordo com as 49 das 51 instituições apuradas pelo Projeções Broadcast. Uma casa estima avanço de 0,25 ponto, a 13,50%, enquanto uma prevê a manutenção do patamar atual da Selic.

A expectativa quase unanime de aumento da taxa a 13,75% segue a sinalização fornecida pelo Copom no último encontro, em junho.

Caso essa alta seja realizada, os juros básicos atingirão o mesmo nível de janeiro de 2017. Será a 12ª alta seguida neste ciclo de aperto monetário, que já é o mais duradouro da história do Copom. Desde o primeiro movimento, no mês de março do último ano, a taxa já cresceu 11,75 pontos porcentuais, o maior impacto de juros desde 1999, quando, durante a crise cambial, o BC aumentou a Selic em 20 pontos porcentuais de uma vez só.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]