Bancos voltam a aumentar a estimativa de expansão da carteira de crédito em 2022

Foto: Freepik

Bancos brasileiros subiram pela quinta vez consecutiva suas projeções para a carteira de crédito total este ano e agora a previsão é de uma aceleração de 11,4%, ante 10,4% antes, de acordo com a pesquisa da principal entidade do setor, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), externada nesta terça-feira (23).

O resultado da pesquisa segue inferior ao prognóstico do Banco Central, de avanço de 11,9%, segundo consta no Relatório de Inflação divulgado em junho.

A apuração da Febraban, realizada a cada 45 dias, logo após a publicação da ata do Copom, reuniu as percepções de 20 bancos sobre a última ata e suas estimativas para o desempenho das carteiras de crédito para o ano corrente e o seguinte.

“Avaliamos que os resultados favoráveis se devem à continuidade do processo de normalização da atividade econômica e às surpresas positivas no desempenho da economia neste processo de retomada”, disse Rubens Sardenberg, diretor de economia, regulação prudencial e riscos da Febraban, em nota.

Para o ano que vem, a média das previsões para o crescimento da carteira total passou de 7% para 6,9%.

A pesquisa também apontou um ligeiro aumento na expectativa para a taxa de inadimplência da carteira livre em 2022, para 3,8%, de 4% no levantamento feito em junho.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]