Autoridades de Finanças do G7 buscam alternativas para acabar com estagflação

Foto: Freepik

Os principais representantes de bancos centrais e ministros das Finanças do mundo se reúnem na Alemanha, nesta quinta-feira (19), para procurar soluções para quebrar a estagflação.

A reunião dos líderes financeiros do G7 ocorre no momento em que o conflito no leste europeu aumenta o custo das matérias-primas, enquanto novas restrições sobre a pandemia na China arrefecem o comércio global, levantando o espectro de um período sustentado de inflação elevada e estagnação econômica.

“Teremos que discutir o que podemos fazer juntos em nossas respectivas áreas de responsabilidade para evitar cenários de estagflação”, informou o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, a repórteres quando os líderes chegaram para a reunião de dois dias.

Após subestimarem a inflação durante alguns meses do último ano, grande parte dos bancos centrais, dos Estados Unidos, Europa e Austrália, estão agora claramente focados em segurar os preços que vêm crescendo no ritmo mais acelerado em décadas.

Os ministros das Finanças estão receosos que a economia piore ainda mais já que as sanções contra a Rússia tornam mais expressivos os custos das importações de matérias-primas —sobrecarregando os orçamentos das famílias, assim como os custos dos empréstimos também subiram.

A estagflação não tem uma maneira fácil de ser resolvida: estimule a economia e os preços saltarão ainda mais rápido, interrompa as torneiras do dinheiro e você sufocará o avanço econômico.

Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.