Após três meses em queda, confiança do comércio volta a crescer

Foto: prostooleh/Freepik

Depois de três baixas mensais consecutivas, os comerciantes voltaram a ficar um pouco mais esperançosos no fechamento do ano. De acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o indicador apresentou aumento de 0,3% em dezembro, acumulando alta de 10,9% em 2021.

Em relação a série dessazonalizada, o Icec chegou a 120,3 pontos e continuou dentro da zona de satisfação (acima dos 100 pontos), nível similar ao registrado em abril de 2020 (120,7), período do início da pandemia de covid-19. O aumento, no entanto, não conseguiu compensar a retração de 13,2% verificada no ano passado.

Ao longo do ano de 2021, o índice apresentou encolhimento em 8 dos 12 meses, demonstrando a oscilação da confiança empresarial.

Entre os aspectos analisados que compõem o índice, somente Condições Atuais do Empresário do Comércio apresentou queda, de 2,3%, influenciado pelo subíndice Economia, que apresentou redução de 5,1%. Já Intenções de Investimento subiu 1,4%; e Expectativas do Empresário do Comércio, 1,2%.

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.