Ações do Twitter disparam com aquisição de 9,2% por Elon Musk

Foto: @natanaelginting/Freepik

Elon Musk comprou 9,2% das ações do Twitter no dia 14 de março, de acordo com um documento enviado à reguladora do mercado de ações dos EUA. A informação veio a público e, nesta segunda-feira (4), impulsionou em 26% as negociações de pré-mercado das ações da rede social na Bolsa.

O homem mais rico do mundo, dono da companhia de carros elétricos Tesla e da empresa aeroespacial SpaceX, usa bastante a rede social adquirida, onde possui 80 milhões de seguidores desde quando ingressou em 2009. Musk utiliza a plataforma para fazer diversos anúncios e posta, com frequência, mensagens polêmicas inclusive com críticas às empresas de mídia social.

Em uma postagem recente, questionou o respeito do Twitter pela liberdade de expressão e deu a entender que lançaria sua própria plataforma. “Dado que o Twitter serve como uma arena pública de facto, não aderir a princípios fundamentais mina a democracia. O que deve ser feito? É necessária uma nova plataforma?”, publicou em sua conta.

Um documento apresentado na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), aponta que o bilionário adquiriu cerca de 73,5 milhões de ações do Twitter, o que corresponde a 9,2% do total da empresa.

Com tal aquisição, Musk passa a ser o maior acionista do grupo, superior ao fundo de investimentos Vanguard (8,8%) e do banco Morgan Stanley (8,4%), de acordo dados da Bloomberg.

A compra corresponde a algo em torno de US$ 2,9 bilhões do preço de encerramento do Twitter na última sexta-feira.

“Podemos esperar que esta participação passiva [sem intenção de mudar o ritmo da empresa] seja o começo de discussões mais amplas com o conselho/administração do Twitter, o que poderia levar a uma compra ativa e a uma posição potencialmente mais agressiva na propriedade do Twitter”, relataram os analistas Daniel Ives e John Katsingris, da Wedbush.

No dia 25 de março Musk fez uma pesquisa na plataforma, na qual perguntou: “Liberdade de expressão é essencial para o funcionamento da democracia. Você acha que o Twitter adere rigorosamente a esse princípio?”. Mais de 70% dos dois milhões de usuários que responderam disseram “não”.

O twitter ainda não se posicionou frente a aquisição de Musk.

Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.