Abertura de vagas nos EUA supera expectativas em janeiro

Foto: natanaelginting/Freepik

Logo no início do ano, o Estados Unidos gerou 467 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola, informou o Departamento do Trabalho do país nesta sexta-feira (4). Os números do último mês do ano passado foram ajustados para cima e mostram criação de 510 mil vagas, em vez das 199 mil observadas anteriormente.

A geração de novas vagas no país superou as expectativas, mesmo com a onda pandêmica afetando a atividade em empresas de contato direto com o consumidor, o que demonstra uma retomada da força no mercado de trabalho.

A abertura de 150 mil postos de trabalho em janeiro foi prevista pelos economistas da Reuters. As projeções variaram de encerramento de 400 mil a criação de 385 mil empregos.

A resiliência do mercado de trabalho pode alterar as previsões de que o avanço econômico dos EUA esfriará fortemente no primeiro trimestre, após uma melhora consistente no quarto trimestre de 2021.

O número de pessoas desempregadas em janeiro foi de 4%. O governo estadunidense introduziu novas perspectivas populacionais, ocasionando em uma quebra na série. Assim, a taxa de desemprego de janeiro e outros índices da pesquisa domiciliar não são diretamente comparáveis aos de dezembro.

O levantamento domiciliar do país apontou que, ao todo, 8,8 milhões de pessoas disseram não estar trabalhando por influência do coronavírus, entre 29 de dezembro e 10 de janeiro. Houve uma alta na pesquisa em relação a pequenas empresas, entre os estabelecimentos que declararam sofrer impactos expressivos entre 10 e 16 de janeiro.

As vagas de emprego podem subir ainda mais com a redução das infecções por coronavírus. Na última semana, os pedidos iniciais de auxílio-desemprego retraíram pela segunda semana seguida.

Está sendo divulgada pelos EUA uma média de 354.399 novas infecções diárias por Covid-19, número alto, mas que demonstra redução considerável quando comparado às mais de 700 mil observadas ao longo do mês de janeiro.

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.