Juros e inadimplência avançam no mês de novembro

Foto: Freepik

De acordo com informações externadas neta terça-feira pelo Banco Central (BC), as taxas de juros e a inadimplência subiram no Brasil em novembro. Segundo a instituição, a taxa média de juros para crédito livre avançou para 44,1% ao ano no mês de novembro. Trata-se d o maior patamar de juros desde agosto de 2017, quando a taxa chegou a 45,6%.

O BC destacou ainda que o nível atingido em novembro é 1,4 ponto percentual (p.p.) maior do que o verificado em outubro e 10,4 p.p. maior quando comparado a novembro de 2021, quando a taxa foi de 33,7% ao ano.

Já quando o assunto é a taxa de inadimplência, novembro registrou 4,3%. O percentual é o mais elevado desde junho de 2018, quando atingiu 4,4%. O indicador subiu 0,1 p.p. na comparação com outubro deste ano, quando a taxa verificada foi de 4,2%.

A alta nos juros do crédito livre anda em linha com a elevação da taxa básica, a Selic. Na tentativa de controlar a inflação, o BC vem, desde março do ano passado, subindo a Selic, que atualmente está em 13,75% ao ano.

(Redação: Fernanda Zambianco)